quinta-feira

Para inaugurar o blog, escolhemos uma música antiga de relevância atual.

A canção de Guilherme Arantes (ao lado), além de ter uma poesia encantadora, nos faz pensar em um tema de suma relevância: a água no planeta. A melodia não esconde uma forte preocupação com a conscientização desse bem esgotável, ao qual não se dá o devido valor.

Planeta Água, lançada em disco homônimo, é de 1981 uma época em que os assuntos referentes ao meio ambiente não eram tão alarmantes. Apesar disso, é possível enxergar o quão atual a música se mostra.

Segundo artigo de Pedro Jacobi, 2,4% da água no mundo é potável, sendo que somente 0,31% não está concentrado nos pólos em forma de gelo. Tais informações confirmam a consistência da reciprocidade existente entre realidade e música.



Uma Morte a cada 20 segundos

A água mal tratada é sério problema em nações pobres


No sábado passado, 22 de março, comemorou-se o dia mundial da água. Não houve celebração. Há mesmo pouco a comemorar. A falta de saneamento afeta 2,6 bilhões de pessoas, ou quase metade da população mundial, segundo levantamento recente da ONU. A cada 20 segundos morre uma criança devido à água mal tratada. Outros dados alertam para o problema:

* Menos de 3% da água do planeta é doce. Desse total, dois terços estão inacessíveis ao homem. Das águas disponíveis, 12% estão no Brasil (e mais da metade na Amazônia).
* A escassez já atinge 1,2 bilhão de pessoas, ou um quinto da população mundial. Cerca de outros 500 milhões de pessoas já começam a sofrer com a falta de água.
* O brasileiro usa cinco vezes mais água do que o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São 200 litros diários por pessoa, enquanto a organização recomenda o consumo de apenas 40.
* A água engarrafada está na mira dos ambientalistas do mundo inteiro. A Inglaterra acaba de proibir a importação de garrafas de plástico, que geram mais de 600 vezes a emissão de gás carbônico do que a água encanada.
* Os governos cada vez mais terão de levar em conta o conceito de “água virtual”. É um cálculo de quanta água é usada para determinado fim. Um exemplo: para cada xícara de café são necessários 140 litros de água. O autor desse cálculo, o cientista John Anthony Allan, do King’s College de Londres, acaba de ganhar o Prêmio da Água de Estocolmo de 2008, diz a agência PR Newswire.

O artigo acima foi retirado da Revista da Semana, da Editora Abril, Edição 30, ano 2, número 12, 31 de março de 2008.


É um tema eterno enquanto o homem existir. É uma discussão cada vez mais comum enquanto houver descaso com uma das principais fontes de vida. Fonte de vida do planeta.


Sobre o músico:

Encontramos biografias muito extensas; portanto, elas não serão postadas.

Seguem os links para os interessados:

http://www.guilhermearantes.net/carreira.htm

http://www.planetaguilhermearantes.com/historia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Arantes

Fernando Corrêa

_____________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá meninos!
Adoreeeeeei o blog.
Guilherme Arantes é um excelente cantor e compositor. :D
e complementando o post, o tempo ideal para tomar banho é de 6 minutos.
Beeeeijos.